O documentário ” Povos e Comunidades Tradicionais: autoidentificação e luta por direitos no cerrado ” faz parte do material das aulas de Educação Ambiental do Estaleiro Escola.

É um média metragem de 26 minutos todo feito em animação de letras e com entrevistas de representantes de comunidades do cerrado brasileiro. O assunto principal é a explicação de como os povos tradicionais protegem áreas onde ficam mananciais de rios. O cerrado brasileiro é de longe o bioma mais devastado e que mais sofre com queimadas. Porém é onde nascem os rios mais importantes do país.

O trabalho é muito bem feito, animação de Caio Cunha Cestari e ilustrações de Carmem San Thiago. A produção é da agência Cajuí.

https://apelt.org.br/wp-content/uploads/2024/05/povos-dc-.mp4

Os materiais de ensino do Estaleiro Escola podem vir de livros mas também do Youtube, famoso por ter mihões de vídeos tutoriais de ensino, ainda que sem nenhum método pedagógico.

Um dos maiores sucessos são os vídeos de desenhos explicativos, onde à medida que aparece alguém desenhando uma explicação, parece que fica mais fácil entender o assunto.

E para o Estaleiro Escola veio o vídeo do canal Educa Periferia, com 49 mil views, sobre Patrimônio Material e Imaterial, suas diferenças e importância para a cultura artesanal da pesca.

https://apelt.org.br/wp-content/uploads/2024/05/O-QUE-E-PATRIMONIO-MATERIAL-E-IMATERIAL-.mp4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *