Depois de 35 alunos e alunas concluírem o primeiro curso, em dezembro de 2023, a equipe do Estaleiro Escola já começou o próximo curso, em 26 de fevereiro. Serão cinco módulos de uma semana cada, com aulas integrais, de 8h às 18h. Os alunos e alunas ainda tem direito ao transporte, alimentação e compensações pela semana não trabalhada. E à hospedagem, para quem mora mais longe.
Diferente da turma do ano passado, essa nova turma vai construir barcos conhecidos como caicos, muito populares entre mestres carpinteiros da Baía de Guanabara, como mestre Roque, dos Bancários, na Ilha do Governador, um dos professores do curso. O restante dos professores é do NIDES, Núcleo da UFRJ responsável por projetos que aproximam a Universidade Federal e a sociedade em geral, prioritariamente as comunidades carentes.
Na segunda turma estão presentes nove mulheres e 21 homens, na maioria adultos. São 13 do Rio de Janeiro, 5 de Niterói , 4 de Magé, 3 de São Gonçalo e o restante distribuído entre Guapimirim, Itaboraí e Caxias. Dois deles tem curso médio incompleto, 11 são formados no curso médio, assim como 7 concluíram o fundamental. Apenas dois não completaram o ensino fundamental e também dois não concluíram o ensino superior. 19 se declaram negros ou pardos. Uma aluna se declara indígena e outros 10 se declaram brancos.
O Estaleiro-escola da Baía de Guanabara é um projeto educativo para recuperar a carpintaria naval nas comunidades de pesca de sete municípios do Estado. Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo. É parte do Projeto Educação Ambiental com a interveniência do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade) celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF-RJ) e a empresa a PRIO (Chevron Brasil) com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Equipe do Estaleiro Escola:
Delcio Fonseca
Presidente da Instituição Proponente
e Ordenador Financeiro
Antonio Carlos de Barros Neiva
Coordenador e Professor
Felipe Addor
Coordenação Acadêmica – Diretor do NIDES
Sérgio Ricardo Lima
Gestor e Professor – Movimento Baía Viva
Ocione José Machado e Sandra Carvalho
Responsáveis pelo Hangar Náutico do NIDES
Luan Guimarães e Jennyfer Leite
Assistentes Administrativos
Alex Gomes e Claudio Fagundes
Comunicação on-line e produção
Equipe Pedagógica:
Maurício Nepomuceno Oliveira, Coordenador Pedagógico
Fellipe Redó, Assessor Pedagógico
Aline Lima, Assessora Pedagógica
Antonio Roque Ferreira dos Santos, Professor
Elizeu Goncalves, Professor
Márcio Maranhão , Professor
Giselle Tanaka , Professor
Vinicius Sameiro Crespo , Professor
Gilson Domingues, Professor