Parcerias institucionais

A Capitania dos Portos é o órgão da Marinha do Brasil que regulamenta a atividade náutica e de logística de todas as embarcações presentes na Baía de Guanabara. É o local de documentação pessoal dos pescadores e também de eventos coletivos de regularização e fiscalização. 

O projeto Educação Ambiental é uma forma de compensação que os pescadores da Baía de Guanabara recebem desde 2018 por danos causados nos acidentes ambientais de 2000 e 2001. São dezenas de projetos aprovados nos últimos anos. 

O FunBio é a ONG especializada em selecionar entidades e associações que recebem ajuda em forma de projetos elaborados, por onde escoam as verbas decorrentes de multas ambientais, com resultados duradouros nas comunidades. 

O movimento Baía Viva é parceiro da Apelt desde a fundação. É uma associação com vários profissionais ligados à conservação do meio ambiente, que participam de campanhas e os projetos ligados à Baía de Guanabara. 

A Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas  e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos – CONFREM desenvolve estratégiasde reconhecimento e a garantia dos territórios extrativistas tradicionais costeiros e marinhos.